DIAGNÓSTICO TERAPÊUTICO

SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO TERAPÊUTICO

Todo o setor é estruturado dentro de uma rigorosa política de qualidade e segurança, cujo foco principal é o cliente.

O Centro Diagnóstico do Hospital Municipal de Barueri abrange serviços de apoio diagnóstico e terapêutico de imagem:

  • Biópcia de Prostáta guiada por USG (ultrassonografia)
  • Broncoscopia
  • Bera simples
  • Colonoscopia
  • Desintometria óssea
  • Ecodopplercardiograma Adulto e Pediátrico
  • Endoscopia Adulto e Pediátrica
  • Endoscopia Digestiva Alta Adulto e Pediátrica
  • Endoscopia com Esclerose e Dilatação Esofágica
  • Eletroencefalograma com sedação
  • Enetroneuromiografia
  • Estudo Urodinâmico Masculino e Feminino
  • Histerosalpinografia
  • Holter
  • Mapa
  • Mamografia
  • PAAF – Tiroide e Mama
  • Punção de Liquor
  • Prova de Função Pulmonar
  • Teste Ergométrico
  • Tomografia Computadorizada Urgência e Emergência
  • Tomografia Computadorizada com contraste
  • Tomografia Computadorizada com sedação
  • Ultrasonografia

TESTE PARA ALERGIA (Controle negativo, Epitalio gato, Histamina, Bloma, Dep 1, Dep 2, B. germânica, P. americana, Epitelio cão, Fungos mix, Poeira domestica, Leite Mix, Clara Ovo, Gema Ovo, Cacau, Trigo, Peixe, Carne de Porco, Soja, Amendoim, Pernilongo, Fomiga, Antraquinona, Balsamo do Peru, PPD (MIX), Hidroquinona, Bicromato de Potássio, Propilenoglical, Butil-Fenol para terciário, Neomicina, Irgasan, Kathon CG, Cloreto de Cobalto, Lanolina, Tiuram (MIX), Etilenodiamina, Perfume (MIX), Nitrofurazona, Paraben (MIX) Resina – Epoxi, Thimerosal, Terebintina, Carba (MIX), Prometazina, Sulfato de Niquel, Colofonio, Parafenilenodiamina, Farmaldeido, Epitálio Gato.

As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico colocados à disposição dos médicos.

Consistem, fundamentalmente, na detecção e/ou medição de determinadas substâncias ou microrganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

O hospital conta com um posto de coleta para análises clínicas e os exames são realizados pela AFIP (Associação Fundo de Incentivo a Pesquisa).

Como são agendados os exames de laboratório:

São realizados somente os exames solicitados em consulta no Hospital Municipal de Barueri – Dr Francisco Moram e podem ser agendados na unidade de marcação de consulta localizada no térreo, próximo ao ambulatório.

A AFIP (Associação  Fundo de Incentivo a Pesquisa)  é o responsável pela realização de exames de  pacientes do Hospital Municipal de Barueri Dr Francisco Moran.

– Congelação durante o ato cirúrgico

– Anátomo-patológico

– Imuno-histoquímico

– Histopatológico

O que é?

É um exame realizado por meio de ultrassom em que são retirados fragmentos da próstata, que são mandados para exame no microscópio. Está indicado para pacientes com alteração no PSA e no toque.

Como é feito?

Este procedimento é realizado com o apoio do ultrassom transretal, sob anestesia local ou leve sedação. Quando realizada com anestesia a biópsia da próstata é indolor e é feita em poucos minutos e não prejudica as atividades do paciente.

Como posso agendar o exame?

O agendamento de exame solicitado pelo médico do hospital pode ser realizado na unidade de marcação de consultas localizada no primeiro andar.Exame solicitado em outros serviços públicos deve ser agendado na UBS onde o usuário está cadastrado.

Quais os documentos necessários para o agendamento no hospital? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão de matrícula do hospital, cartão nacional do SUS e RG.

O que é?

A broncoscopia é um exame que fornece imagens do aparelho respiratório, desde a laringe até os brônquios.

Como é feito?

O paciente recebe um anestésico local na base da língua e orofaringe. Após a sedação o aparelho é introduzido por uma das narinas até atingir o pulmão.

Quais os documentos necessários para o agendamento no hospital? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão de matrícula do hospital, cartão nacional do SUS e RG.

O que é?

É o exame do potencial evocado auditivo do tronco encefálico.

Para que serve?

Avaliar a integridade funcional das vias auditivas nervosas, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Com esse exame é possível determinar se existe ou não a perda auditiva e dimensionar o seu grau. Sendo constatado a perda auditiva é possível saber se é ocasionada de lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

O teste não causa dor, não é invasivo, podendo ser realizado em pacientes adulto e pediátrico, utilizado também para monitoramento das funções mencionadas em pacientes em estado de coma.

Como é realizado?

Os pacientes recebem fones de ouvidos, e pequenos eletrodos, que registrarão os impulsos elétricos gerados como reação aos estímulos sonoros recebidos.

O paciente é deitado sobre uma maca, ficando o mais relaxado possível. Em pacientes pediátricos, o exame é realizado durante o sono.

Duração do exame: 30 minutos.

O que é?

A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior do intestino grosso e a parte final do intestino fino.Para isso, utiliza-se um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro.Durante o exame, podem ser removidos pólipos ou outras lesões que eventualmente sejam encontrados.

Como é feito?

O paciente deita-se em uma maca sobre seu lado esquerdo. Recebe sedativos e analgésicos, o exame é iniciado com a introdução do aparelho pelo ânus.

Como posso agendar o exame?

O agendamento de exame solicitado pelo médico do hospital pode ser realizado na unidade de marcação de consultas localizada no primeiro andar.

Exame solicitado em outros serviços públicos deve ser agendado na UBS onde o usuário está cadastrado.

Quais os documentos necessários para o agendamento no hospital? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão de matrícula do hospital, cartão nacional do SUS e RG.

Densitometria Óssea é um exame capaz de identificar a osteoporose já em estágios iniciais antes mesmo de aparecer no raio x. Ressaltamos que o estágio inicial de perda óssea se chama osteopenia e quando está mais avançado é chamado de osteoporose.

Como é realizado?

O técnico conduz o paciente para uma mesa de exame semelhante a um Raio-X, com o paciente deitado o aparelho percorre a parte superior do corpo irradiando a pessoa e na parte inferior, ou seja, na parte debaixo da mesa ocorre a captação e transferência dos dados para o computador.

Endoscopia Digestiva

O que é?

A endoscopia digestiva alta, também chamada de gastroenteroscopia, EDA , é um método diagnóstico que permite examinar o esôfago, o estômago e o duodeno.

Como é feito o exame? Para fazer isso, o médico utiliza um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, com lente e luz própria, para visualizar a mucosa por meio de um monitor de vídeo.

Como posso agendar o exame? O agendamento de exame solicitado pelo médico do hospital pode ser realizado na unidade de marcação de consultas localizada no primeiro andar.

Exame solicitado em outros serviços públicos deve ser agendado na UBS onde o usuário está cadastrado.

Quais os documentos necessários para o agendamento no hospital? Os documentos necessários são: pedido do exame, cartão de matrícula do hospital, cartão nacional do SUS e RG.

O que é?

É o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo.

Como é feito o exame?

Realizado através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica. Como a atividade elétrica está presente desde o nascimento, o eletroencefalograma poderá ser útil em todas as idades, desde recém-nascido até pacientes idosos.

O que é?

É um exame que demonstra a função do trato urinário inferior. Ele mostra se a bexiga consegue cumprir sua função: Armazenar e eliminar a urina.

Como é realizado?

O exame é acompanhado pelo médico e pelo seu assistente, não provoca dor.  O exame é realizado para o acompanhamento da dinâmica da bexiga, sendo o seu enchimento e esvaziamento, registrado pelo aparelho. Os dados possibilitarão a análise, visando o diagnóstico de patologias como bexiga hiperativa e neurogênica, além de obstruções miccionais e quadros de incontinências. Esse exame irá auxiliar o médico na definição do tratamento.

Preparo: Estar com a bexiga parcialmente cheia, sem desconforto. Não realizá-lo em período menstrual.

O que é? É um exame ginecológico de raio-x com contraste, consistem em verificar possíveis anomalias nas trompas e na cavidade uterina. Sua indicação é na investigação da infertilidade feminina.

Como é realizado? É realizada com a paciente em posição ginecológica. Para o exame, injeta-se um líquido, chamado contraste, através do orifício do colo uterino e realizam-se vários raio-x com a função de se observar o percurso do liquido (contraste) faz dentro do útero, em direção as tubas uterinas. As imagens obtifas permitem observar a morfologia dos órgãos reprodutores femininos e avaliar possíveis caixas para a infertilidade.

O que é mamografia? A mamografia é a radiografia das mamas, sendo o principal método de imagem para o rastreamento do câncer de mama. Como é feita a mamografia?

 

Mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um aparelho de raios-X conhecido como mamógrafo.

 

É necessário tirar a roupa da cintura para cima; por isso, a indicação de não ir de vestido ao exame nem com blusas difíceis de tirar.

 

 

 

Normalmente, o médico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho, para que fique com uma espessura mais uniforme.

 

 

Posicionar-se corretamente durante a mamografia pode aumentar a probabilidade de identificar tumores de mama invasivos.

 

 

Os raios-X podem detectar alterações na mama, como nódulos.

 

 

 

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

 

 

 

Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

 

 

 

A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.

O que é?

É uma punção aspirativa por agulha fina, é um dos melhores métodos para o diagnóstico na diferenciação de nódulo benigno e maligno.

Como é realizado?

O paciente é posicionado em hiper extensão cervical, para punção da tiroide, sendo orientado a manter a respiração normal e evitar deglutir. A junção da punção e ultra-sonografia permite o acompanhamento do trajeto da agulha e o ponto exato da introdução da agulha dentro do nódulo, para coleta da amostra através da sucção.

.

O que é?

A Prova de Função Pulmonar ou Espirometria mede o volume e a velocidade do ar com o objetivo de diagnosticar doenças pulmonares e respiratórias.

Como é realizado?

Durante o exame o paciente é colocado na posição sentado e uma presilha de borracha é colocada em seu nariz, com o objetivo de respirar apenas pela boa. O paciente recebe um tubo que fica conectado a um aparelho (espirômetro). O paciente deverá apenas soprar pelo espirômetro, jogando o ar para dentro do tubo com a maior força possível.