Gestão Ambiental

A gestão ambiental propõe ações preventivas como garantia de segurança em relação aos riscos que algumas atividades podem causar à saúde dos usuários e ao ambiente interno e externo do ambulatório.

Objetiva a conquista da qualidade ambiental, controlando todos os processos de suas atividades, a fim de construir uma cadeia segura e ambientalmente correta, que atenda à legislação local, e que esteja dentro do comprometimento de sua missão.

Você também é responsável pela preservação da vida!

Escolha o destino de seu lixo, ou melhor, de seu planeta dentro de sua casa e de seu ambiente de trabalho.

 

O AME Psiquiatria Dra Jandira Masur possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

– Segregação,

– Armazenamento,

– Acondicionamento,

– Transporte temporário,

– Identificação,

– Tratamento interno e externo,

– Coleta,

– Disposição final 

amepq_ga_001

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, estes resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios causando danos às pessoas e aos animais.

O AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur possui pontos de coleta para descarte de pilhas e baterias para destinação correta.

Preocupado com o bem-estar do colaborador o  AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur,  que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente hospitalar, buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no AME, por meio de seu setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promove anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.

A revelação de radiografias é um processo químico que merece atenção especial. Um dos elementos responsáveis, para que o processo de revelação ocorra é a prata presente na película que, mesmo após a revelação, permanece em sua superfície.

O descarte adequado destas películas garante que esse material retorne ao ciclo produtivo e não seja descartado de qualquer forma ou que fique confinado em um aterro sanitário.

Na empresa de reciclagem, após a lavagem das películas e retirada da prata, o material passa por um processo de secagem, e é transformado em diferentes tipos de material de escritório.

O projeto de coleta de películas de raios-X tem o objetivo de dar destinação adequada ao resíduo químico “Prata”, além disso, tem função educativa junto à sociedade.

Despejar óleo de cozinha pelo ralo da pia é uma grande agressão ao meio ambiente. Por ser mais denso, o óleo concentra-se na superfície da água, impedindo sua oxigenação. A consequência é a degradação da biodiversidade dos rios que recebem os esgotos.

Depositar recipientes com o líquido dentro de lixeiras também é outro equívoco, já que, caso ocorra vazamento, o óleo entrará em contato com o solo, e este será impermeabilizado, prejudicando a absorção da água e contribuindo para as enchentes.

Por isso, a forma mais correta e sustentável de fazer seu descarte é levando-o a postos de coleta que realizam a reciclagem de óleo.

O AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur encaminha o óleo para empresas que o transformam em combustível biodegradável e produtos de limpeza e higiene pessoal.

Dentre outras ações, o AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores. Trabalha com metas de redução de consumo de água e energia e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção.

É a ação de separar o lixo na fonte geradora de acordo com o tipo de resíduo. No AME, a coleta seletiva é realizada em todos os setores, tendo em suas áreas administrativas lixeiras de resíduos comuns e recicláveis e nos setores de procedimentos invasivos, além desses dois tipos, há também a lixeira de resíduos infectantes.

Cada tipo de resíduo tem seu descarte e sua destinação corretos. A ação de coleta seletiva auxilia na formação de novos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, e essa percepção é vista a partir do momento em que cada colaborador descarta os resíduos gerados em suas lixeiras correspondentes.