Gestão Ambiental
A gestão ambiental propõe ações preventivas como garantia de segurança em relação aos riscos que algumas atividades podem causar à saúde dos usuários e ao ambiente interno e externo do ambulatório.
Objetiva a conquista da qualidade ambiental, controlando todos os processos de suas atividades, a fim de construir uma cadeia segura e ambientalmente correta, que atenda à legislação local, e que esteja dentro do comprometimento de sua missão.
Você também é responsável pela preservação da vida!
Escolha o destino de seu lixo, ou melhor, de seu planeta dentro de sua casa e de seu ambiente de trabalho.
O AME Psiquiatria Dra Jandira Masur possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.
O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:
– Segregação,
– Armazenamento,
– Acondicionamento,
– Transporte temporário,
– Identificação,
– Tratamento interno e externo,
– Coleta,
– Disposição final
Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, estes resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios causando danos às pessoas e aos animais.
O AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur possui pontos de coleta para descarte de pilhas e baterias para destinação correta.
Preocupado com o bem-estar do colaborador o AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur, que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente hospitalar, buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no AME, por meio de seu setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promove anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.
A revelação de radiografias é um processo químico que merece atenção especial. Um dos elementos responsáveis, para que o processo de revelação ocorra é a prata presente na película que, mesmo após a revelação, permanece em sua superfície.
O descarte adequado destas películas garante que esse material retorne ao ciclo produtivo e não seja descartado de qualquer forma ou que fique confinado em um aterro sanitário.
Na empresa de reciclagem, após a lavagem das películas e retirada da prata, o material passa por um processo de secagem, e é transformado em diferentes tipos de material de escritório.
O projeto de coleta de películas de raios-X tem o objetivo de dar destinação adequada ao resíduo químico “Prata”, além disso, tem função educativa junto à sociedade.
Despejar óleo de cozinha pelo ralo da pia é uma grande agressão ao meio ambiente. Por ser mais denso, o óleo concentra-se na superfície da água, impedindo sua oxigenação. A consequência é a degradação da biodiversidade dos rios que recebem os esgotos.
Depositar recipientes com o líquido dentro de lixeiras também é outro equívoco, já que, caso ocorra vazamento, o óleo entrará em contato com o solo, e este será impermeabilizado, prejudicando a absorção da água e contribuindo para as enchentes.
Por isso, a forma mais correta e sustentável de fazer seu descarte é levando-o a postos de coleta que realizam a reciclagem de óleo.
O AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur encaminha o óleo para empresas que o transformam em combustível biodegradável e produtos de limpeza e higiene pessoal.
Dentre outras ações, o AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores. Trabalha com metas de redução de consumo de água e energia e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção.
É a ação de separar o lixo na fonte geradora de acordo com o tipo de resíduo. No AME, a coleta seletiva é realizada em todos os setores, tendo em suas áreas administrativas lixeiras de resíduos comuns e recicláveis e nos setores de procedimentos invasivos, além desses dois tipos, há também a lixeira de resíduos infectantes.
Cada tipo de resíduo tem seu descarte e sua destinação corretos. A ação de coleta seletiva auxilia na formação de novos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, e essa percepção é vista a partir do momento em que cada colaborador descarta os resíduos gerados em suas lixeiras correspondentes.